Brasil inicia campanha nacional para prevenção do câncer de pele

cancer de peleO Ministério da saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia iniciaram neste sábado uma campanha nacional para a prevenção do câncer de pele, uma doença que a cada ano registra no Brasil 150 mil casos.

Em todo o país foram instalados 126 postos especiais para realizar exames sobre esse mal, que representa cerca de 30% dos casos de câncer anualmente comprovados no país.

“Trata-se de uma ação em massa que, além de prevenir, procura conscientizar sobre a variedade de câncer mais comum”, declarou a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner, citada em uma nota da entidade, que organiza o “Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele” juntamente com o Ministério da Saúde.

A meta da campanha é que durante esta jornada sejam atendidas, aproximadamente, 500 mil pessoas que fazem parte do que se considera o “grupo de risco” para essa doença.

Segundo um estudo divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde, no próximo ano podem ser diagnosticados 576.580 novos casos de câncer no Brasil, frente aos 519.000 de 2012.

As previsões foram realizadas sobre a base de estatísticas da incidência do câncer no país e consideram que, dos 576.580 novos casos previstos para o próximo ano, 182 mil (31,5% do total) serão de pele. Essa previsão não inclui os casos de melanoma, que é o câncer mais comum no Brasil, mas não tão agressivo.

Segundo os últimos dados disponíveis, em 2011 foram registradas 184.384 mortes por câncer. Cerca de 30% correspondeu ao que afeta a pele, que, se não é tratado da forma adequada, pode se propagar para os outros órgãos.

Fonte: Terra.com.br